Bob Marley & The Wailers - Catch a Fire - 13 Abril 1973
Nome do Álbum: Bob Marley & The Wailers - Catch a Fire
Ano de Lançamento: 13 Abril 1973
Gênero: Reggae
Lançado em 13 de abril de 1973, o álbum trouxe fama internacional para o grupo. As letras de caráter social e militante atraíram muitos ouvintes, além dos temas controversos e uma visão otimista em relação a um futuro livre de opressões. Catch a Fire chegou a #171 e #51 nas paradas da Billboard Pop Albums e Black Albums, respectivamente. É também o álbum #123 na lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos da revista Rolling Stone.
A edição original de 1973 em vinil foi desenhada pelos artistas gráficos Rod Dyer e Bob Weiner, e foi embalada em uma capa que imitava um isqueiro Zippo. A capa funcionava como um verdadeiro Zippo, abrindo-se para revelar o disco. Somente a prensagem original de 20 mil cópias teve a capa do Zippo, pois as prensagens subsequentes receberam uma capa alternativa, desenhada por John Bonis e contendo um retrato de Marley feito por Esther Anderson fumando um cigarro de maconha, e o álbum passou a ser creditado a "Bob Marley and the Wailers". Desde então, cópias do disco da prensagem original se tornaram itens de coleção. A arte da capa original foi reproduzida em 2001 para a edição de luxo em CD.
Nome do Artista: Bob Marley & The WailersNome do Álbum: Bob Marley & The Wailers - Catch a Fire
Ano de Lançamento: 13 Abril 1973
Gênero: Reggae
Lançado em 13 de abril de 1973, o álbum trouxe fama internacional para o grupo. As letras de caráter social e militante atraíram muitos ouvintes, além dos temas controversos e uma visão otimista em relação a um futuro livre de opressões. Catch a Fire chegou a #171 e #51 nas paradas da Billboard Pop Albums e Black Albums, respectivamente. É também o álbum #123 na lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos da revista Rolling Stone.
Musicas do Álbum:
01 - Soul Shakedown Party
02 - Stop The Train
03 - Caution
04 - Soul Captive
05 - Go Tell It On The Mountain
06 - Can't You See
07 - Soon Come
08 - Cheer Up
09 - Back Out
10 - Do It Twice
01 - Soul Shakedown Party
02 - Stop The Train
03 - Caution
04 - Soul Captive
05 - Go Tell It On The Mountain
06 - Can't You See
07 - Soon Come
08 - Cheer Up
09 - Back Out
10 - Do It Twice
Gravação
As sessões de gravação para o álbum começaram no início de 1972, em três estúdios de Kingston: Dynamic Sound, Harry J e Randy. Cada faixa foi gravada por todos os membros da banda ao mesmo tempo e no mesmo espaço. O engenheiro Sylvan Morris utilizou uma fita de oito faixas, com as peças da bateria em uma única faixa e o piano e a guitarra na mesma faixa. No inverno de 1972, Marley voltou a Londres para apresentar as fitas-mestre. O acordo com a Island causou uma disputa com a CBS e Sims, com quem a banda já tinha contrato. O caso foi vencido pela primeira, que recebeu nove mil dólares e dois por cento de royalties dos seis primeiros álbuns da banda, e Sims recebeu cinco mil libras e os direitos de publicação das canções de Marley. O Randy's Studios foi um dos locais usados pelos Wailers para gravação das faixas de Catch a Fire.
Catch a Fire, que é uma gíria jamaicana para "pegando fogo", incluiu muitos músicos de apoio, mas nenhum deles foi creditado no encarte. Wayne Perkins, guitarrista do estúdio Muscle Shoals, que à época gravava um novo álbum dos Smith, Perkins & Smith no Island Studios da rua Basing, foi chamado por Blackwell no início de 1972 para fazer arranjos para Catch a Fire no estúdio de baixo. Perkins, sem saber o que era o reggae, concordou com a proposta e inicialmente fez a guitarra solo, incluindo o arranjo de três oitavas de "Concrete Jungle". Depois de fazer a guitarra base de "Stir it Up", que foi depois regravada pela banda de Nash, Rabbit and the Jungles, em seu álbum I Can See Clearly Now, alcançando a 11ª posição na Billboard Hot 100, ele então voltou para o estúdio para completar o álbum. Rabbit Bundrick tocou em todas as canções em inúmeros teclados, incluindo um sintetizador e uma clavineta. Robbie Shakespeare gravou o baixo de "Concrete Jungle", enquanto o organista Tyrone Downie gravou a mesma faixa e também "Stir it Up". Chris Karen, Francisco Willie Pep e Winston Wright gravaram percussões, e as vozes femininas foram gravadas por Rita Marley e sua amiga Marcia Griffiths, que já era popular na Jamaica como artista solo e já havia lançado bem sucedidos singles com seu marido Bob Andy. Tommy McCook gravou a flauta.
Catch a Fire, que é uma gíria jamaicana para "pegando fogo", incluiu muitos músicos de apoio, mas nenhum deles foi creditado no encarte. Wayne Perkins, guitarrista do estúdio Muscle Shoals, que à época gravava um novo álbum dos Smith, Perkins & Smith no Island Studios da rua Basing, foi chamado por Blackwell no início de 1972 para fazer arranjos para Catch a Fire no estúdio de baixo. Perkins, sem saber o que era o reggae, concordou com a proposta e inicialmente fez a guitarra solo, incluindo o arranjo de três oitavas de "Concrete Jungle". Depois de fazer a guitarra base de "Stir it Up", que foi depois regravada pela banda de Nash, Rabbit and the Jungles, em seu álbum I Can See Clearly Now, alcançando a 11ª posição na Billboard Hot 100, ele então voltou para o estúdio para completar o álbum. Rabbit Bundrick tocou em todas as canções em inúmeros teclados, incluindo um sintetizador e uma clavineta. Robbie Shakespeare gravou o baixo de "Concrete Jungle", enquanto o organista Tyrone Downie gravou a mesma faixa e também "Stir it Up". Chris Karen, Francisco Willie Pep e Winston Wright gravaram percussões, e as vozes femininas foram gravadas por Rita Marley e sua amiga Marcia Griffiths, que já era popular na Jamaica como artista solo e já havia lançado bem sucedidos singles com seu marido Bob Andy. Tommy McCook gravou a flauta.
De acordo com Aston Barrett, "algumas das canções haviam sido gravadas antes, ..., em diferentes estúdios e com diferentes músicos, mas nós demos a elas um tempo certo e trouxemos à tona o seu sentimento". "Baby We've Got a Date (Rock it Baby)" é similar a "Black Bitter", gravada em uma sessão anterior. As letras das canções falavam sobre a injustiça política com os negros e sobre pobreza, assim como em outros álbuns do grupo. Catch a Fire é sobre "o estado atual da pobreza urbana", e "Slave Driver" "conecta as injustiças do presente às do passado". Mas política não é o tema principal; "Stir it Up", por exemplo, é uma canção de amor.
Musicas dos Álbuns:
1. "Concrete Jungle" 4:11
2. "Stir It Up" 3:37
3. "High Tide or Low Tide" 4:40
4. "Stop That Train" (Tosh) 3:52
5. "400 Years" (Tosh) 2:57
6. "Baby We've Got a Date (Rock It Baby)" 4:00
7. "Midnight Ravers" 5:05
8. "All Day All Night" 3:26
9. "Slave Driver" 2:52
10. "Kinky Reggae" 3:40
11. "No More Trouble" 5:13
Disco 2
1. "Concrete Jungle" 4:13
2. "Slave Driver" 2:54
3. "400 Years" Tosh 2:45
4. "Stop That Train" Tosh 3:54
5. "Baby We've Got a Date (Rock It Baby)" 3:55
6. "Stir It Up" 5:32
7. "Kinky Reggae" 3:37
8. "No More Trouble" 3:58
9. "Midnight Ravers" 5:08
o/-<]:
1. "Concrete Jungle" 4:11
2. "Stir It Up" 3:37
3. "High Tide or Low Tide" 4:40
4. "Stop That Train" (Tosh) 3:52
5. "400 Years" (Tosh) 2:57
6. "Baby We've Got a Date (Rock It Baby)" 4:00
7. "Midnight Ravers" 5:05
8. "All Day All Night" 3:26
9. "Slave Driver" 2:52
10. "Kinky Reggae" 3:40
11. "No More Trouble" 5:13
Disco 2
1. "Concrete Jungle" 4:13
2. "Slave Driver" 2:54
3. "400 Years" Tosh 2:45
4. "Stop That Train" Tosh 3:54
5. "Baby We've Got a Date (Rock It Baby)" 3:55
6. "Stir It Up" 5:32
7. "Kinky Reggae" 3:37
8. "No More Trouble" 3:58
9. "Midnight Ravers" 5:08
o/-<]:
Nenhum comentário:
Postar um comentário